01.jul 2025

Grupo supermercadista rastreia hortifrúti do produtor à loja e o cliente pode checar

Nas lojas do terceiro maior grupo supermercadista do Rio Grande do Sul, a bergamota, fruta que faz mais sucesso entre os gaúchos em dias de inverno com
sol, é claro, tem nome, endereço, número de telefone e de identidade (ID) e data em que foi despachada pelo produtor para o consumidor escolher na seção de
hortifrúti do supermercado.
Quem for na filial do Rissul, marca do Grupo Unidasul, dono também do atacarejo Macromix, vai saber que a fruta foi colhida pelos Irmãos Birnfeld, que moram
na rua José Afonso Muller, na localidade de Despique, em Pareci Novo, no Vale do Caí.
A bergamota que a cliente colocou no cestinho na unidade da avenida Cristóvão Colombo, bairro Floresta, em Porto Alegre, em 27 de junho, estava em uma caixa com 10 quilos, foi enviada dois dias antes pela família de Despique para o centro de processamento de FLV (frutas, verduras e legumes), em Esteio, e tem a ID PSI5FYN7L10YW5UB.
Essa descrição, que vai além do preço e código de barras na gôndola, é a frente que o Unidasul mais se orgulha e que rendeu este ano o prêmio nacional do Programa de Rastreamento e Monitoramento de Alimentos (Rama), da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em 2022, a inovação já havia arrematado o Prêmio Automação 2022, da GS1 Brasil. A identificação, que começa na propriedade e é lançada pelo próprio fornecedor no sistema, atende a dois critérios: padrão dos itens e segurança sanitária.
“A inspeção garante que o produto que não atender à nossa especificação não vai passar. Os fornecedores sabem disso e nem enviam FLV que não estão adequados”, assinala o diretor de Logística do Unidasul, Daniel Peyrot Neto. É um
fluxo diário gigantesco. Por semana, são quase 600 toneladas de produtos que aportam no CD.
“A proposta é garantir um alimento fresco e íntegro”, associa Neto, citando outra consequência: “enquanto outras redes têm uma média de quebra e perda de
6% a 7%, temos menos de 5%”.
Essas duas variáveis são cruciais no ramo supermercadista para determinar a lucratividade do ne¬gócio, com impacto no custo de estoques. “Ao se fazer a inspeção de qualidade já se reduz o des¬perdício. No fim desse processo, entregamos mais qualidade e produtos mais saudáveis ao con¬sumidor”, resume o diretor.
O programa do grupo gaúcho começou em meio à pandemia de Covid-19, em 2020. Para aplicar dia a dia os controles, os forne¬cedores receberam treinamento sobre rastreabilidade. O Unidasul diz que não trabalha com produ¬tores que não seguem o Rama. No CD, os dados de cada carga são lançados em fichas técnicas catalogadas no sistema digital. O que estiver de acordo com os critérios, é armazenado e sepa¬rado conforme a demanda, para ser distribuído às lojas em cami¬nhões refrigerados.
“A rastreabilidade e o contro¬le rigoroso da cadeia de alimen¬tos não são apenas diferenciais operacionais. Ao adotar tecnolo¬gias robustas, capacitar equipes e exigir o mesmo nível de respon¬sabilidade dos fornecedores, a companhia reafirma sua respon¬sabilidade com a saúde pública”, pontuam Douglas Figueiredo e Alessandra Collares, gestores de Qualidade e Segurança Alimentar.



Fonte: Patrícia Comunello, Jornal do Comércio.
Leia a materia em: https://www.jornaldocomercio.com/colunas/minuto-varejo/2025/07/1208238-rastreamento-da-horta-ao-super-para-cliente-ver.html

ULTIMAS NOTICIAS