23.ago. 2023

UnidaSul transforma uniformes antigos em material de limpeza

Projeto piloto evitou o descarte de 300 quilos de tecido e gerou mais de 2000 mops

Como forma de dar um novo destino para uniformes usados que iriam para o lixo, a UnidaSul, holding que administra o Rissul e o Macromix Atacado, criou um projeto para dar uma melhor destinação aos resíduos têxteis. Os uniformes começaram a ser transformados em esfregões de limpeza, os chamados mops.

As primeiras peças foram recolhidas em dezembro de 2022 e encaminhadas para uma empresa especializada, responsável por descaracterizar, triturar, desfibrar o tecido antigo e fiar um novo, usado na posterior fabricação dos utensílios de limpeza. No total, foram utilizados 300 quilos de tecido e produzidos 2.040 mops, que já estão em uso nas áreas internas da matriz, em Esteio.

Neste projeto piloto, estão sendo usados apenas materiais recolhidos na matriz, mas já há planos para ampliar a abrangência do projeto para outras unidades e até mesmo criar outros produtos, além dos mops. “Entendemos que esta iniciativa é muito importante, porque reduz de forma prática o volume de resíduos gerados, fortalecendo as nossas iniciativas de logística reversa. Além disso, promove e fortalece a cultura da sustentabilidade dentro da empresa”, destaca a gestora de Recursos Humanos da UnidaSul, Rosangela Mariano. Segunda ela, a redução nos custos de aquisição dos esfregões chegou a 34%.